Todas as reportagens

Outras reportagens de: Viagem e Turismo

- Tours pelos museus de Nova York
- O Mundo do Circo como você nunca viu
- Pantanal na National Geographic
- B&H - "Lodjinha" High-Tech

Esta é a Art Basel Miami Beach
05.outubro.2007


Tania Menai, de Miami

Sol, praia, festas, arte, e dinheiro, muito dinheiro. É fácil assim definir a Art Basel Miami Beach, versão americana da mais importante feira anual de arte contemporânea do mundo, em Basel na Suíça. Este ano, ela acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro – e para conseguir hotel, vale reservar com antecedência. Ao contrário do evento suíço, em Miami, tiram-se os paletós e gravatas. Colocam-se os chinelos e bermudas. Para quem vive no hemisfério norte, esta é uma ótima desculpa para escapar do frio. Miami transforma-se no epicentro das badalações, recebendo aviões fretados e particulares que não param de chegar de Nova York, Los Angeles e também da Europa. Durante quatro dias, 200 da melhores galerias de 30 países se reúnem no Miami Convention Center para atender colecionadores, curadores, jornalistas e amantes de arte, todos ávidos para saber o que há de mais in nas paredes do mundo. Neste ano, 850 galerias de todos os continentes se inscreveram para a rigorosa seleção. Alguns delas oferecem obras cujos preços chegam a cinco dígitos. E não são poucas – elas representam cerca de dois mil artistas já estabelecidos, e também novatos. Entre as brasileiras, estão a Fortes Vilaça, a Galeria Vermelho e Galeria Leme, todas de São Paulo.

Segundo a organização do evento, que também prepara um catálogo listando artistas e galerias, espera-se mais de 40 mil visitantes e 1400 jornalistas internacionais. “Para nós brasileiros, é fantástica, pois nossa arte é bastante reconhecida por lá, ao contrário de outros lugares, onde ainda há um mercado a ser explorado,”diz Alessandra d´Aloia, diretora da Fortes Vilaça, , que representa artistas como o fotógrafo Vik Muniz.”Em Miami, já temos colecionadores assíduos que nos esperam para saber o que levamos de melhor, é venda garantida” diz ela, que orgulha-se de participar da Art Basel Miami Beach desde sua primeira versão, em 2002. Além do espaço no pavilhão de convenções, onde galerias ocupam stands, a Art Basel Miami Beach criou o “Art Positions”, 20 cointainers na beira de praia onde ficam as galerias mais novas. Cada uma usa a criatividade para transformar o minúsculo espaço em experiências inusitadas. Talvez, esta seja uma atração mais interessante do que as galerias do pavilhão. Ainda acontecem palestras e coquetéis aqui e ali. Mas a festa não pára por aí: ainda organizam-se em South Beach pequenas feiras de fotos, e outras artes como a NADA Art Fair, a Aqua, a Design Miami, a Photo Fair. No meio a tudo isso, tem o Poz Café (192 SE 1st Ave, Miami 33131 Btwn 1st & 2nd St 305-379-2525), que serve capuccinos, sanduíches e poltronas confortáveis; uma parada merecida para quem passa o dia na árdua função de andar, ver e consumir arte. Para quem viaja com crianças entre 4 e 12 anos, basta deixá-las no espaço reservado a elas, onde a programação fica por conta do Children’s Museum de Miami.


O evento fomenta ainda dezenas de festas espalhadas pela cidade. As oficiais acontecem no Hotel Delano (1685 Collins Avenue), em South Beach, que merece uma visita só pela sua decoração, clean e elegante. Com 238 quartos, ele foi construído em 1947 e leva o nome do meio do presidente americano Franklin Delano Roosevelt. As demais festas são concorridas à tapa. Há quem vá para Miami só para isso. Para algumas, precisa-se de convite, pois são patrocinadas por empresas. Outras acontecem em galerias alternativas, muitas delas na própria Lincoln Road, onde fica a galeria do artista brasileiro Romero Brito. Basta flanar pela calçada e juntar-se às aglomerações. Os agitos noturnos continuam no Design District, bairro onde concentram lojas de decoração. Vale explorar o Moore Space (4040 NE Second Avenue) que abre seus andares para exposições dos vangauardistas de móveis. O barato é subir e descer as escadas, ver, ser visto, e escutar os diferentes sotaques.

Paralelo ao Miami Convention Center, acontecem ainda duas feiras essenciais: a Pulse e a Scope. Ambas ficam na 2nd Avenue esquina com rua 27, em Wynwood Art District, bairro despido de charme que pode ser comparado ao Chelsea de Nova York: até pouco tempo, Wynwood era abandonado e perigoso – e, conseqüentemente, barato. Isso tornou-se terreno fértil para galerias de arte, que passaram a ocupar seus largos galpões. O bairro, onde vivem muitos porto-riquenhos, fica a meia hora de carro de Miami Beach. Dizem os mais entendidos que a Pulse e a Scope são as que apontam o que há de novo nas artes – os preços são mais acessíveis e a arte é mais despretensiosa. Sem contar que todas as outras galerias de Wynwood abrem as portas dia e noite, oferecendo coquetéis aos visitantes. Ainda lá, a visita a Margulies Collection at the Warehouse (591 NW 27th Street tel. 576-1051) é parada obrigatória; o espaço abriga instalações, vídeos, fotografia e objetos vintage. Para tanto, quatro dias é pouco. O segredo é flanar por algumas atrações e sentir-se mais que satisfeito.

Lista -
* Art Basel | Miami Beach
Miami Beach Convention Center, Hall A and D, Miami Beach www.artbaselmiamibeach.com
* Scope - Miami
Roberto Clemente Park, 101 NW 34th Street, Miami Tel: 1 305 5343800
www.scope-art.com

* NADA Art Fair
The Ice Palace, 1400 North Miami Avenue, Miami
www.newartdealers.org

Aqua Art Miami
Aqua Hotel - 1530 Collins Avenue, Miami Beach
AquaArtMiami.com
PULSE Miami
2700 NW 2nd Avenue, Miami FL Tel: 212 255 2327

photo MIAMI
The International Contemporary Fair of Photo-Based Art, Video and New Media.
The Dorissa Building, Wynwood Art District, 2751 North Miami Avenue, Miami FL 33127
Tel: 323 937 4659 - www.artfairsinc.com
Flow - Miami Art Fair

The Catalina Hotel & Beach Club, North Building
1756 Collins Avenue, First Floor
South Beach Tel: 216 990 3349
Miami Art Museum (o ano todo)
1001 Flager Street tel. (305) 375-3000
# # #


[ copyright © 2004 by Tania Menai ]

---

voltar