Bolonha dedica o ano 2000 à Comunicação
14.novembro.2000
Por Tania Menai, Bolonha
A alfabetização é um rito de passagem que, dependendo de fatores como a escola, o método e a professora, pode ser prazeroso ou árduo. Para analisar esta etapa e processo, a Cooperativa Cultural Giannino Stoppani, da Itália, montou uma exposição para crianças que aborda todos os aspectos da alfabetização: as letras, o universos dos símbolos, a magia da caligrafia, a história da escrita, o alfabeto na era do computador e a interpretação dos alfabetos nas diversas nacionalidades. Intitulada "A for Alphabet, B for Bologna, C for Children", a mostra estará no Palazzo Re Enzo, em Bolonha, de dezembro a fevereiro.
Dentre os milhares de eventos que o mundo promoveu para celebrar o ano 2000, Bolonha escolheu o tema Comunicação para marcar a virada do milênio. Durante todo o ano, a cidade, famosa pela sua universidade e pelo seu passado comunista, está reunindo os maiores pensadores, escritores, jornalistas e artistas no Bologna 2000
(www.bologna2000.it ). Por isso, Bolonha foi eleita a Cidade Européia da Cultura do ano.
O festival tem o calendário recheado de atividades que vão de palestras do Departamento de Disciplina de Comunicação da Universidade de Bolonha (www.unibo.it) à mostra de novas tecnologias aplicadas à ciência da comunicação. O arquiteto britânico Peter Greenway, por exemplo, criou instalações nos pontos turísticos mais famosos da cidade, a Piazza Maggiore e As Duas Torres
(www.2torri.it ). Os museus ganharam projetos multimídia que lidam com sons, imagens, projetos arquitetônicos, programas educativos, incluindo uma nova versão do conto "A flauta mágica", uma criação financiada pela Unesco.
Ainda este ano, acontece o Netmage - de 23 de novembro até 3 de dezembro -, um festival divido em três etapas: na primeira será organizado um concurso internacional para estimular a criação de projetos de inovação tecnológica, social e comunicativa, envolvendo pesquisa de uma nova forma de comunicação. Na segunda, um fórum discutirá e analisará a atual situação da televisão na Europa, e na terceira o programa Mídia Mágica, mostrará uma retrospectiva cinematográfica, instalações de multimídia, performances de áudio e vídeo e música eletrônica de artistas internacionais. Os internautas também poderão visitar o Cafe 9 ( www.cafe9.net ), uma galeria virtual que reúne artistas de diversas partes da Europa e viajar no tempo por meio do NuMe ( www.cineca.it/visit/NUME ), um museu virtual que compara a Bolonha de hoje com seu passado histórico. Mas, na verdade, a cidade é tão bem preservada que nem precisa de um museu virtual.
[ copyright © 2004 by Tania Menai ]
---
voltar |