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Crianças inventam brinquedos para empresas
14.fevereiro.2001

Por Tania Menai, de Nova York

Todas as segundas-feiras, os profissionais de marketing da empresa americana de brinquedos Itz-Toys se reúnem via conference call com a dupla de inventores do mais novo lançamento da empresa, uma linha de aranhas de plástico que pulam, chamada Flip-Itz. Mas a reunião não pode, nem deve, começar antes de os tais inventores tomarem banho, colocarem o pijama, rasparem o prato e fazerem todo o dever-de-casa. Justin Lewis tem 11 anos e Matthew Balick, 12.

Bem-vindos à versão real do filme " Big", ou " Quero ser grande", estrelado por Tom Hanks em 1988. Hanks interpretava um menino tamanho gigante que aconselhava empresas de brinquedo quanto às estratégias de mercado a serem seguidas. Só que dessa vez, não só as crianças têm servido de fontes de opinião, mas também inventado brinquedos e geringonças, que, mais tarde, irão entupir os bolsos de muita gente - e esvaziar os dos pais.

A National Foundation for Teaching Entrepeneurship, que oferece cursos para crianças excepcionalmente espertas sobre como ingressar no mercado de trabalho nos Estados Unidos, revela que só no ano passado 10 mil crianças deram um pontapé inicial no mundo dos negócios. A maior parte delas esta envolvida no mundo dos videogames, brinquedos e jogos. Steve Mariotti, presidente da fundação, disse que nunca viu tanta invenção de controles remotos de carrinhos.

Geralmente, estas crianças começam suas carreiras-mirins em pequenas empresas, mais sedentas por novas idéias do que as gigantes. Elas dão opiniões, dizem o que gostam, chegam a fazer pesquisas de mercado online e enviar boletins com novidades para o público-alvo - coleguinhas da mesma idade. As crianças ainda são estimuladas por concursos criativos como o University's Game, que garimpa as melhores idéias e comercializa os brinquedos. Grande jogada...


[ copyright © 2004 by Tania Menai ]

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