Todas as reportagens

Outras reportagens de: TPM

- Irresistíveis Tranqueiras
- Homens de Avental
- Ande por uma causa
- Viajar é uma arte
- Oásis gastronômico
- Já engravidou hoje?
- Chega de Sexo!
- Programa turístico em Nova York: dizer sim
- Amor em dobro...ou em triplo
- Um chef para chamar de meu
- Viajar é uma arte
- Casa da Mãe Joana
- Vidas espetaculares?
- Uma pitada de luxúria
- Trabalho Caseiro
- Pequenas e charmosas
- Pelo salto baixo
- Duas vezes Nova Orleans
- A dulpa vidas das Veroniques
- Naquele tempo
- Segura o bebê
- Roupa de Baixo
- Amigo da Amiga...
- Amores (Im)possíveis

Chá de cadeira
14.maio.2007

Tania Menai, de Nova York

Era uma noite gelada de sábado, no Lower East Side. A festa, barulhenta e escura. Saímos dali em busca de algum oásis onde pudéssemos trocar um dedo de prosa sem berrar. Voilà! Deparamo-nos como o “teany café”, um cantinho discreto, clean, alguns degraus abaixo da calçada, na Rivington Street. Sobre as mesas brancas, bules de chá. Nas prateleiras, garrafinhas com chás de vários sabores e travessas com bolos – o de cenoura olhou para mim.

No menu – que serve de desde café da manhã até vinho para os notívagos como nós – tudo é vegan, natureba, vegetariano. O iogurte de baunilha é orgânico, fat-free, servido com morangos e blueberry. O sanduiche na bagel integral vem com bacon canadense vegetariano (seja lá o que isso for) e queijo vegan. O cheescake de chocolate é feito sem farináceos ou trigo. Os chás? Tem chá verde com limonada, com pêssego ou guaraná. Tem chá branco com pomegranate e blueberry. Mistura-se de chás com suco de cranberry, com leite de soja, com água gasosa. Os ingredientes incluem pétalas de girassóis, grãos de baunilha, hibisco - infusões mirabolantes da cabeça de Kelly Tidsdale, ex-namorada do músico Moby.

Ambos – ele vegan, ela vegetariana - vivem no bairro e fundaram a casa de chá com a intenção de criar um ambiente para os locais, onde você vai pra espairecer e ler o seu jornal. Colocaram ali o que mais acreditam: alimentação consciente e direitos humanos; ambos são engajados socialmente. E, para quem não sabe, estes são os ingredientes que mais dão certo em Nova York, uma cidade de ativistas – aqui, todo mundo tem uma causa e recebe muito bem tudo que é fat-free, sugar-free e Bush-free.

As garrafinhas de chá, de vidro, são vendidas pela cidade, incluindo o supermercado Whole Foods. O ex-casal ainda lançou um livro juntos, o Teany Book, contando suas histórias e pinçando receitas. Hoje, quem toma as rédeas da coisa é Kelly. Mas Moby sempre dá o ar da graça, seja para tomar seu chá japonês gyokuro (que se traduz como frescor de pérola), devorar seu sanduiche de perú vegan ou dar uma espiada na ex. Claro.

teany cafe – 90 Rivington Street – Linha F – Estação Delancey. Lower East Side, Manhattan www.teany.com


[ copyright © 2004 by Tania Menai ]

---

voltar