Naquele tempo
13.julho.2007
Um espaço quase esquecido volta à badalação. A Orchard Street tem bistrôs e galerias, mas nada de GAP ou McDonald's.
Tania Menai, de Nova York
Esta rua tem história. Basta olhar para as portas, janelas e rostos da Orchard Street, no Lower East Side, que nos remetemos à Nova York da virada do século passado, quando as calçadas eram tomadas por carroças, vendedores ambulantes e barracas de alimentos. Prédios baixos, senhoras de xale e senhores de chapéu. Ninguém endinheirado. Pelo contrário, o vaivém uma grande leva de imigrantes judeus em busca de um futuro digno na nova cidade. Parte desta história ainda salta aos olhos de quem visita o Tenement Museum, um prédio inteiramente preservado onde moravam alguns destes imigrantes em condições quase precárias. Na minha humilde opinião, uma das melhores pedidas turísticas, com visitas guiadas para até 10 pessoas.
O Lower East Side, que por muitos anos ficou fora do radar das grandes badalações nova-iorquinas, entrou recentemente para o ciclo dos bairros renovados da cidade. Com uma injeção de investimento financeiro, hoje encontramos novos hotéis, restaurantes de primeira e lojas de moda de deixar a mulherada tonta. Isso é bom e ruim. Bom porque traz mais segurança e novidade para o bairro. Ruim porque o que torna Nova York interessante são justamente os artistas, os ateliês e os alternativos. Quando um bairro se torna “chiquezinho”, os aluguéis aumentam, expulsando essa turma e atraindo gente mais rica e proporcionalmente menos charmosa como...banqueiros e advogados (como todo o respeito - e com toda sinceridade também).
Ainda assim, a gradual mudança tenta preservar a atmosfera criativa – você não vai encontrar nem a GAP, muito menos o McDonald’s. A caminhada é cheia de bistrôs bem decorados (e caros), estilistas novatos, além de padarias que mais lembram Paris. Por isso, vá decorando os nomes das ruas para depois se perder por elas: Delancey, Ludlow, Essex, Staton, Norfolk, Suffolk, Rivington, Allen, Eldrige. No número 98 da Rivignton, beba um vinho na ‘inoteca. E na Orchard, apareça no número 95 para um sorvete feito ali, bem no meio da história.
Endereços:
* Metrô – Linha laranja – Estações Delancey, East Broadway ou Grand St
* Adriennes - Noivas – 156 Orchard St Tel. 212. 228-9618
* Café-Charbon – 168 Orchard St. Tel. 212. 420-7520
* il labortorio del gelato – 95 Orchard St. 212. 343-9922
* Tenement Museum – 97 Orchard Street www.tenement.org
* Hotel on Rivington – 107 Rivington St. hotelonrivington.com
[ copyright © 2004 by Tania Menai ]
---
voltar |