Pelo salto baixo
11.setembro.2007
A favor da funcionalidade, Havaianas e Crocks podem ser tão chiques quanto um escarpim de $ 485, pode acreditar.
Tania Menai, de Nova York
Um dos episódios mais lembrados do seriado Sex and the City é o número 83 da sexta temporada. Carrie vai a um chá-de-bebê e, assim como os demais convidados, vê-se obrigada a retirar os sapatos para entrar na casa (muita gente em Nova York têm essa mania, seja por causa da poluição, por ter criança em casa, ou por frescura). Na saída, Carrie repara que seu sapato,um Manolo, escafedeu-se. A dona da casa oferece reembolsar o prejuízo até saber o valor das raridades: 485 dólares. Já era.
Apesar de retratar bem a vida nova-iorquina, o seriado peca num aspecto: não há quem agüente usar salto alto por mais de cinco minutos por aqui. Trata-se de uma cidade onde só se anda. Tudo é medido por quarteirões, tudo é sobe-desce de metrô, as calçadas têm bueiros revestidos por grades. Sem falar que depois do 11 de setembro de 2001, quando o povo teve de sair correndo dos prédios em chamas, as mulheres aboliram de vez qualquer inconveniente: as cenas das ruas pós-atentado eram um mar de saltos-altos deixados para trás. Inclusive, a assessora de imprensa do então prefeito Rudy Giuliani emoldurou o dela e colocou na parede. Sou testemunha.Outro episódio que deixou a elegância de lado foi o black-out do verão de 2003. Subir e descer 77 andares no escuro? Adeus, Manolo. Enfim, se qualquer uma de nós tivéssemos coragem de desembolsar 485 dólares por algum sapato, certamente seria um tênis altamente acolchoado, e que ainda fizesse massagem nos pés.
Os nova-iorquinos são práticos: se a coisa é tida como chique mas não é funcional, ela é imediatamente abolida, sem dó. Daí basta transformar o funcional em chique e está tudo resolvido. No verão, a moda que colou foi mesmo as Havaianas (como as minhas aí da foto, no Central Park). A moçada usa até com roupa de noite, uma delícia. A marca brasileira chegou até a abrir um show room no SoHo. Outra opção são os Crocks, que por 30 dólares e peso pluma fazem a festa das multidões – incluindo crianças. E depois vêm os famosos walking shoes, aqueles tênis confortáveis, mas estilosos. Ufa. Nossos pezinhos de Cinderela agradecem.
Vai lá –
Camper Shoes – 125 Spring Street
Easy Spirit – 555 Madison Avenue
Nine West – 675 Fifth Avenue
Saga Shoes(Crocks) – 17 West 8th Street
# # #
[ copyright © 2004 by Tania Menai ]
---
voltar |