Todas as reportagens

Outras reportagens de: TPM

- Irresistíveis Tranqueiras
- Homens de Avental
- Ande por uma causa
- Viajar é uma arte
- Já engravidou hoje?
- Chega de Sexo!
- Programa turístico em Nova York: dizer sim
- Amor em dobro...ou em triplo
- Um chef para chamar de meu
- Viajar é uma arte
- Casa da Mãe Joana
- Vidas espetaculares?
- Uma pitada de luxúria
- Trabalho Caseiro
- Pequenas e charmosas
- Pelo salto baixo
- Duas vezes Nova Orleans
- A dulpa vidas das Veroniques
- Naquele tempo
- Segura o bebê
- Chá de cadeira
- Roupa de Baixo
- Amigo da Amiga...
- Amores (Im)possíveis

Oásis gastronômico
02.setembro.2008

Tania Menai, de Nova York

É incrível viajar pelos Estados Unidos e ver as diferenças entre as cidades. Umas são infinitamente sem-graça, outras são um charme. Mas uma coisa me preocupa a cada vez que embarco para algum destino novo: qual comida me espera? Não sou das mais frescas, mas todo mundo sabe que o país é banhado em gordura. Sem falar que tudo é supersize, all-you-can-eat, extra-large. Por exemplo, deixar para comer em aeroporto é sinônimo de engolir uma pizza pra lá de oleosa ou um hamburger mal-feito. A solução é sair de casa com barras de cereal (que aqui também são gigantes!).

A sorte é que Nova York tem uma vida paralela à sociedade fastfood. Aqui, há opções para quem procura pratos saudáveis. Esta é a cidade mais magra do país – aqui ninguém dirige, e tudo é lotado e apertado. Não há espaço físico para os extra-large. Os nova-iorquinos gastam por dia 2 mil calorias só fazendo o básico, como subir e descer escadas do metrô, andar e fazer lavanderia. Sem falar que em Manhattan há uma academia para cada 3 mil habitantes, um número extraordinário. Dito isto, o estilo de vida demanda por lugares que mantenham todo mundo dentro de um peso razoável.

Aqui vão algumas dicas de lugares que você pode procurar quando estiver aqui –

Le Pain Quotidien - Aí está uma cadeia belga que não pára de crescer por aqui. Procure no site o restaurante que fica mais perto de você (www.lepainquotidien.com). Ótima pedida para um belo café da manhã, ou almoço, aqui você tem de sopas à tartines (sanduiches abertos), tudo super fresco e delicioso. Ah, não deixe de pedir uma sobremesa. Qualquer uma.

Union Square Street Market – Feira aberta que vende tudo orgânico, trazido pelos próprios fazendeiros. Além de legumes e frutos, você encontra mel, pães, iogurtes, queijos e flores. Os produtos são tão bons que eles fornecem para os restaurantes do bairro. Abre às segundas, quartas, sextas e sábados.

Whole Foods Market – Union Square e Columbus Circle. Além de um megasupermercado, eles oferecem um bufê a quilo bom e relativamente barato. O único problema é a fila, que já virou marca registrada.

Zen Palate – Restaurante asiático-natureba, mas que não assusta quem não é chegado ao assunto. Tudo é muito diferente, e bem feito. Fica na rua 46, esquina com a Nona Avenida. Aqui também as sobremesas valem a pena. www.zenpalate.com


# # #



[ copyright © 2004 by Tania Menai ]

---

voltar