O carro do futuro já existe
01.junho.2001
Começam a aparecer os primeiros veículos que usam a tecnologia do hidrogênio
por Tania Menai, de Nova York
Tudo indica que, quando as crianças de hoje passarem para o banco da frente e assumirem o volante, os carros cuspirão vapor de água em vez de gás carbônico. Um dos protótipos bem resolvidos é o Necar4, desenvolvido pela DaimlerChrysler, que já desembolsou 1 bilhão de dólares para incorporar a tecnologia das células de combustível baseada no uso do hidrogênio. Só na Alemanha, a iniciativa criou mil novos empregos – e há braços funcionando até em Belém, no Pará. O Necar4 deverá entrar em linha de produção no ano 2004. A conversa com Max Gates, porta-voz para Assuntos de Tecnologia Avançada e Meio Ambiente da DaimlerChrysler, dá sinais de que a indústria automobilística está pronta para substituir o velho motor a combustão.
O motor a combustão vai desaparecer de vez?
Max Gates Sim, mas teremos antes uma geração de motores híbridos, 99% mais limpos se comparados aos motores dos anos 70. Já em 2003 começaremos a venda de veículos híbridos.
Qual o primeiro lançamento da lista?
Será uma versão gasolina-elétrica do modelo popular Dodge Durango SUV.
Não poluir é um bom negócio?
Para ser eficiente a longo prazo, as iniciativas precisam de uma boa relação custo/benefício. Ou seja, elas têm de se pagar. O grande desafio ao introduzir uma nova tecnologia, portanto, é manter o preço competitivo com os veículos que já estão no mercado. Ao mesmo tempo, essas novidades devem ter o mesmo desempenho, conforto, versatilidade e praticidade, caso contrário não poderão competir com o que já existe.
Vai dar certo?
Não vai ser fácil, mas é o que estamos tentando.
[ copyright © 2004 by Tania Menai ]
---
voltar |