Miele em Nova York
01.setembro.2005
Tania Menai, de Nova York
Cores, babados, decotes, fuxicos e rendas. Poucos embaixadores da moda brasileira pelo mundo representam tão a alma da mulher deste país quanto o designer paulistano Carlos Miele. “Sempre procuro casar artesanato com tecnologia”, diz ele. Além de ser representado em 24 países, ter espaços em redes internacionais como a Sack’s Fifth Avenue e a Nieman Marcus, Miele ocupa uma loja de 1.220 m2 com o seu nome em pleno Meatpacking District, bairro de vanguarda em Nova York que reúne lojas de jovens designers de luxo, bares da moda e disputados restaurantes.
Inaugurada em 2003, a loja foi desenhada pelo arquiteto Hani Rashid, da espaço já recebeu diversos prêmios, foi fotografada para revistas e livros, e chegou a ser escolhida para representar Nova York na Bienal Internacional de Arquitetura e Design na cidade. Toda branca e ampla, a loja contrasta com o colorido da obras-primas de Miele, cujas etiquetas marcam em média dois ou três mil dólares. “Nova York é ideal para vestido de noite – aqui acontecem várias festas de gala para filantropia, além de as celebridades adorarem longos. E este ser um país de celebridades”, diz o elétrico Miele, que veste nomes como as cantoras Christina Aguilera, Alicia Keys e Ashanti e as atrizes Rita Wilson e Patricia Velazquez.
Adorado pela imprensa local e internacional – há sempre um fotógrafo ou jornalista por lá -, a relação com a cidade não pára por aí. Em setembro próximo, Miele desfilará sua próxima coleção no New York Fashion Week, sua sétima participação no evento, que reúne os ícones mundiais da moda. No ano passado, ainda, uma de suas peças - um body de couro vermelho, acompanhado por um imenso cocar colorido - foi escolhida para a exposição “Wild: Fashion Untamed” (Selvagem: Uma Moda Indomada), no Metropolitan Museum of Art. A exposição mostrava o uso de recursos de animais e aves na moda. “Carlos aborda a sexualidade feminina de forma bem especial. Além disso, o resgate de heranças brasileiras é um aspecto muito positivo em seu trabalho”, disse o britânico Andrew Bolton, curador do Instituto de Moda do museu.
“Ao contrário dos modernistas, quando crio qualquer modelo, não consigo fazer uma ruptura com a história”, diz ele que utilizou o vermelho naquela peça para evocar o pau-brasil. “As cores sempre foram usadas para distinguir hieraquias e poder”, diz Miele ao ensinar que a pigmentação naturais dos corantes é uma grande influência brasileira sobre a moda internacional.
Carlos Miele NY Flagship Store
408 West 14th Street
Meatpacking District, NYC,
New York 10014
Phone : 1 646 336 6642
Fax : 1 646 336 6690
www.carlosmiele.com.br
[ copyright © 2004 by Tania Menai ]
---
voltar |