Todas as reportagens

Outras reportagens de: Ícaro Brasil

- Miele em Nova York
- Nosso chorinho emociona Nova York
- Sete vezes Nova York

Jantando com Monet, Picasso, Warhol...
01.março.2004

texto Tania Menai fotos Guto Bertagnolli

Perambular por museus de Nova York pode ser mais arriscado do que encarar um leão num safári africano. Nem sempre é fácil driblar barulhentos grupos escolares, desviar-se de excursões de estudiosos de tapeçarias européias do século 16, escapar de carrinhos de bebê ou ignorar guias de arte egípcia cujo tom de voz se escuta da galeria de lmpressionismo. Por isso, há quem prefira flanar pelas galerias durante a noite. Sim, museus nova-iorquinos têm versão noturna, o horário predileto daqueles que precisam de um ambiente zen para apreciar as obras e dos turistas que não querem trocar as ruas e a luz do dia por lugares fechados. Além disso, essa é a hora em que os museus viram um grande agito social.

Todas as noites de sextas e sábados, o mezanino do Metropolitan Museum of Art transforma-se num terraço com mesas espalhadas, onde pode-se jantar ou simples-p fmente saborear um bom vinho ao som de música clássica ao vivo. Freqüentado por locais e amantes da arte, a partir de maio, o museu ainda abre o seu roof garden, ou cobertura, para a happy hour com exposições de esculturas e vista para o Central Park. Para uma noite de sexta ainda mais romântica, vale visitar a Frick Collection, que a partir das 18h30 serve vinho em seu belíssimo jardim interno. Já os badalos do Museu de História Natural acontecem em seu anexo, o planetário Rose Center for Earth and Space.

Intitulada Starry Nights, a noitada ocorre a cada primeira sexta-feira do mês. Bandas de jazz de nome se apresentam no palco abaixo da enorme esfera planetária, com transmissão ao vivo pela rádio WBGO Jazz.. No Brooklyn Museum of Art os dias de festa são os primeiros sábados de cada mês. A partir de 18 horas, a entrada é grátis e o First Saturdays reserva uma intensa programação que inclui música clássica, leituras, filmes e até DJs que deixam o som rolar até as 23 horas.

Um dos grandes atrativos dos passeios noturnos aos museus é o preço do ingresso. Em vários museus o visitante paga quanto quer a partir de determinada hora. É o que eles chamam de pay what you wish – uma grande economia, considerando que o valor dos ingressos pode chegar a US$ 12 por pessoa durante o dia. Três museus de arte moderna oferecem essa promoção nas noites de sexta. No Whitney Museum of American Art todas p fas galerias estão sempre abertas e a cada primeira sexta do mês ocorre o Soundcheck – apresentação de bandas de jazz no subsolo do prédio. No Guggenheim Museum as bandas se apresentam no centro da famosa rotunda, no térreo do museu. Além das galerias, ficam abertos o café, cuja parede é toda revestida de fotos em preto-e-branco, e a loja. Já o Museu de Arte Moderna (MoMA) leva crédito por oferecer grandes embalos de sexta à noite – a música ocorre na cafeteria e, também pelo preço que quiser, se vê de Van Gogh a Vik Muniz nas diversas galerias. Mas a festa está suspensa até 2005 enquanto o museu está fechado para obras. Seu acervo está exposto temporariamente no MoMA Queens, que permanece aberto nas noites de sextas e não promove nenhum evento especial.

Visitas noturnas também se estendem aos museus menores. Eles mantêm suas galerias, cafés e lojas abertas, mas não promovem atividades extras. É o caso de três pérolas do circuito cultural da cidade: o Jewish Museum, aberto ao público nas noites de quinta seguindo a fórmula do pay what you wish, o Cooper-Hewitt National Design Museum, aberto às sextas até as 21 horas e o New Museum of Contemporary Art, no SoHo, aberto às quintas até as 20 horas. As opções são muitas – por isso, vale a pena se programar e aproveitar que Picasso, Monet e Andy Warhol, quando estão em Nova York, nem sempre vão para cama cedo.

Noites em que os museus ficam abertos

* Quintas

- Jewish Museum - Tel. 212. 423-3200
Quinta Avenida esquina com rua 92.
www.jewishmuseum.org
11am- 8pm. Depois das 5, pague quanto quiser.

- New Museum of Contemporary Art – Tel. 212 – 219-1222
583 Broadway(entre as ruas Houston e Prince), no SoHo.
www.newmuseum.org
12pm - 8pm - $3.

* Sextas

American Museum of Natural History – Rose Center for Earth and Space
Tel. 212. 769-5100
Central Park West e rua 81
www.amnh.org
10.30am – 8.45 pm.

Cooper Hewitt, National Design Museum –
Tel. 212 – 849-8400
Quinta Avenida esquina com rua 91.
http://ndm.si.edu/
10am -9pm

Frick Collection
Tel.212. 288-0700
Quinta Avenida esquina com rua 70.
www.frick.org
10am -9pm. A partir das 6.30, vinho é servido no jardim interno.

Museum of Modern Art Queen (MoMA QNS) –
Tel. 212 – 708-9400
Rua 33 esquina com Queens Blvd. Long Island City, Queens
www.moma.org
10 am – 7.45pm Depois das 4pm, pague quanto quiser.

Solomon G. Guggenheim – 212. 423 -3500
Quinta Avenida esquina com rua 88.
www.guggenheim.org
10am – 8pm. Depois das 6, pague quanto quiser

Whitney Museum of American Art –
Tel. 212 – 570-3676
Avenida Madison esquina com rua 75.
www.whitney.org
1pm -9pm. Depois das 6pm, pague quanto quiser.

Metropolitam Museum of Art 212. 535-7710
Quinta Avenida com rua 82.
www.metmuseum.org
9.30am – 9pm. Musica clássica entre 5 e 8pm.

*Sábados

Brooklyn Museum of Art – Tel. 718-638-5000
200 Eastern Parkway, Brooklyn
www.brooklynmuseum.org
Primeiro sabado de cada mês, de 11am – 11pm.

Metropolitan Museum of Art Tel. 212. 535-7710
Quinta Avenida com rua 82
www.metmuseum.org
9.30am – 9pm. Música clássica entre 5 e 8pm.

# # #


[ copyright © 2004 by Tania Menai ]

---

voltar